Projeto REPLAY: Vencedor do prémio Nova Bauhaus Europeia 2022
Category:Shaping a circular industrial ecosystem and supporting lifecycle thinking
Projeto REPLAY
Os pilares da Nova Bauhaus Europeia são #beautiful, #sustainability, #together e este prémio veio reconhecer o quanto isso foi manifestado no projeto REPLAY:
#Beautiful
- Na manifestação de peças de design concretas a partir da reciclagem dos materiais, onde a estética é definitivamente um dos pontos considerados: OBRIGADO!
- A todos os estudantes da ESAD e Universidade de Évora pelas vossas propostas, todas elas lindas! E claro, aos vencedores André Panóias e Manuel Marchante!
- Aos Opo'Lab FabLab e Precious Plastics Portugal pela manifestação dos moldes do OiO e por mostrarem como jogar com as cores do plástico trazem uma alegria enorme ao brincar!
- À Extruplás pela peça para parques infantis que estamos a desenvolver!
- À Papeleiro Doido, por mostrarem a magia da reciclagem do papel em inúmeras possibilidades lindas!
- Ao Henrique Netto pela peça Electropolvo com os circuitos elétricos!
- À For Ever e Lemon Jelly Shoes pelas incríveis galochas de borracha!
- Aos Labs incansáveis na reprodução do OiO!
#Sustainable
A sustentabilidade é o driver deste projeto obviamente, mas queremos também incentivar as pessoas a pensar melhor e também a comprar melhor! Agradecemos aos 44 pontos de entrega, todos referências de boas práticas ambientais, como as lojas a granel. Um dos objetivos era levar as pessoas a conhecer esses locais e com isso firmarem o seu compromisso lixo zero, como também fizemos com as Conversas REPLAY.
#Together
E este é talvez o pilar mais forte deste projeto a nível sistémico de colaboração, que provou a força de complementaridade de uma sociedade, unindo ONGs a empresas ao poder local, a entidades gestoras, a familias, às escolas, às partilhas nas redes! Os contributos financeiro- Novo Banco-, ou em material ou em tempo. Tudo é importante, todos somos importantes!
Procuramos parceiros e sponsors para que este projeto piloto de sucesso se possa instituir como circuito permanente no território nacional. Vamos a isso!